quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Acadêmicos do Grande Rio, 23 Anos de Samba!

 
Quadra da Grande Rio ( Arquivo Acadêmicos do Grande Rio)
"Chorei ...
Quando a Grande Rio
Despontou na Avenida Tão Linda
Abri o Coração e Me Deixei Levar
Foi a Mais Bela Escola a Desfilar..."

Squel e Luis Felipe, 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Grande Rio ( Arquivo Acadêmicos do Grande Rio)

Pavilhão da Grande Rio

Hoje a nossa escola querida completa 23 anos de fundação. Tudo começou em 22 de Setembro de 1988 com a fusão de 2 escolas, Grande Rio ( que já era uma fusão de várias escolas como por exemplo,  a Cartolinhas de Caxias, União do Centenário e etc.)  e Acadêmicos de Duque de Caxias. Assim nasceu o G.R.E.S Acadêmicos do Grande Rio.




Em 1989 fizemos nosso primeiro desfile e conquistamos o 2º Lugar, subindo para o Grupo de Acesso A com o enredo "O Mito Sagrado de Ifé". Segue o áudio do nosso primeiro samba-enredo gravado pela velha-guarda musical da escola

"África ao ressoar de Seus Tambores
À Yoruba vamos louvar
O Mito Sagrado de Ifé
Que Duque de Caxias vem apresentar..."





Em 1990, nosso primeiro desfile na Marquês de Sapucaí, estreando no Grupo de Acesso A, conseguimos o 2º lugar com o enredo "Porque Sou Carioca?" e conseguimos uma vaga para o Grupo Especial em 1991.


Grande Rio 1990 (Reprodução/Tv Manchete)

"Ah! Meu povo
Somos cariocas da gema do ovo 

É tão feliz se sentir
O dono da festa na Sapucaí..."





Em 1991, a Grande Rio estreou no Grupo Especial com o enredo "Antes, Durante e Depois, O Despertar do Homem". A escola foi rebaixada e desceu para o Grupo de Acesso A.

Grande Rio 1991



"Gira baiana
Gira o Sol e gira a Lua 

Gira o girar do tempo
E a Grande Rio continua..."




Em 1992, voltando ao Grupo de Acesso A, a Grande Rio fez um grandioso desfile com o enredo "Águas Claras Para Um Rei Negro" conquistando o campeonato e a vaga para o Grupo Especial.

Grande Rio 1992 ( Reprodução/Tv Manchete)





"...Sapucaí, meu quilombo (vou cantar)
Grande Rio é a bandeira (vou lutar)
Se é isto que nos resta
Vamos fazer nossa festa
Nos costumes de além-mar..."




Em 1993, voltamos ao Grupo Especial e fizemos um desfile que marcou nossa história, principalmente o samba-enredo, que hoje é sempre cantado como o "esquenta" da escola. Com o enredo "No Mundo da Lua" conquistamos o 9º Lugar.

Grande Rio 1993 (Reprodução/Tv Globo)

"...Ô luar, ô luar (ô luar)
Vem pratear a nossa rua (bis)
A semente da fartura semear
Virar o mundo de bumbum pra lua..."




Em 1994, levamos para a Sapucaí o enredo "Os Santos que a África Não Viu", conquistando o 12º Lugar.


Grande Rio 1994 ( Reprodução/Tv Manchete)


"...Eu sou jongueiro baiana
Sapucaí eu vou passar
E a Grande Rio vem comigo, saravá"




Em 1995, apresentamos o enredo "Estórias Para Nina Um Povo Patriota", a história do ciclo da borracha no Brasil foi transformado em conto de fadas. A escola ficou na 16º colocação.


Grande Rio 1995 ( Reprodução/Tv Manchete)

"...Espelho, espelho meu
Será que existe alguém mais rica do que eu?
Minha rainha poderosa,
Manaus é um tesouro muito maior que o seu..."





Em 1996, a Grande Rio apresentou o enredo "Na Era dos Felipes o Brasil era Espanhol". A escola teve problemas de barracão, mas conseguiu colocar seu carnaval na avenida fez um belo desfile, conquistando o 11º Lugar. O samba de 1996 é lembrado até hoje como um dos mais bonitos da Sapucaí.

Grande Rio 1996
"Imponho sou Grande Rio, amor
Dando um banho de cultura, eu vou 

Pro abraço da galera, me leva
Lindo como o pôr-do-sol eu sou..."




Em 1997, a Grande Rio levou para a avenida o enredo "Madeira-Mamoré - A Volta dos Que Não Foram, Lá no Guaporé" que contava a história do construção da ferrovia Madeira-Mamoré. Com seu belo desfile e um lindo samba a escola conquistou o 10º Lugar.

Grande Rio 1997

"...Olha o índio no caminho, é caçador
Meu cavalo é de fogo, eu vou que vou
Se a selva é perigosa, meu amor
Rondônia é alegria, esqueça a dor..."




Em 1998, a Grande Rio levou para a Sapucaí o enredo " Prestes, O Cavaleiro da Esperança", que contava a história de Luiz Carlos Prestes, a escola conquistou a 8º colocação.

Grande Rio 1998 ( Reprodução/ Tv Globo)
"...Hoje de cara pintada
Grande Rio irmanada, com imenso prazer
Tocantins se manifesta, a hora é essa
Prestes a acontecer..."




Em 1999, a Grande Rio apresentou o enredo "Ei, ei, ei Chateau é o Nosso Rei!" em homenagem a Assis Chateaubriand. A escola conquistou o 6º lugar.

Grande Rio 1999 (Reprodução/Tv Globo)
 "...Ei, ei, ei, Chatô é o nosso rei 
Fez do rádio a nossa comunicação
Foi senador representando o Maranhão..."




Em 2000, a Grande Rio apresentou o enredo "Carnaval à Vista", em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil, a escola conquistou o 9º Lugar.

Grande Rio 2000

"Desperta Brasil!
Eu quero é paz, tristeza nunca mais
Se alguém cuidar da juventude
Oh, pátria mãe gentil
Outros 500 serão nos anos 2000..."




Em 2001, a Grande Rio apresentou o belissímo enredo " Gentileza X - O Profeta do Fogo" em homenagem ao Profeta Gentileza.  A escola levou neste ano uma grande novidade para a Sapucaí, um homem que sobrevoou a avenida, foi a grande sensação daquele carnaval. Com sua linda apresentação, fechando o carnaval 2001, a Grande Rio conquistou a 6º colocação.

Grande Rio 2001
"Era de "Aquarius"... Tempo de amor
A Grande Rio... iluminou
Profeta faz nascer
Do fogo alvorecer
Irmão Sol, a verdade é você..."




Em 2002, a Grande Rio apresentou o enredo "Os Papagaios Amarelos Nas Terras Encantadas do Maranhão". Conquistando a 7º colocação.

Grande Rio 2002
"Do poeta uma voz ecoou (uooo!)
Minha terra se ouve cantar (o sabiá!)
Grande Rio é samba, é amor
Bumba-meu-boi tua estrela vai brilhar ..."




Em 2003, a Grande Rio apresentou o enredo "O Nosso Brasil que Vale" que contou a história da mineração no Brasil. A escola fez um desfile marcado pelo luxo das suas alegorias e fantasias e um ótimo samba. Conquistou a 3º colocação, participando pela primeira vez do Desfile das Campeãs.

Grande Rio 2003


"...Uma luz brilhou no céu, eu vi
Um sol de bronze a reluzir
Nuvens de prata vão cobrir
As montanhas de ferro, é o progresso a surgir..."




Em 2004, a Grande Rio apresentou o enredo "Vamos Vestir a Camisinha, Meu Amor!". Com muitos problemas de censura em seus carros e alegorias por decisão judicial a escola fez seu desfile e conquistou o 10º Lugar.

Grande Rio 2004
"Se a Grande Rio chamou, eu vou
Se o assunto é coisa de pele, eu tô
Por isso bota a camisinha bota meu amor
Foi o velho guerreiro quem mandou..."




Em 2005 a Grande Rio contou no seu enredo "Alimentar o Corpo e a Alma Faz Bem" o ritual da alimentação e sua importância para o corpo e a alma. A escola voltou a desfilar no Desfile das Campeãs conquistando o 3º Lugar.


Grande Rio 2005
"A mensagem de paz Grande Rio nos traz
A verdade da vida, o prazer de viver
Alimentar o corpo e alma faz bem,
Meu bem-querer!" 

 




Em 2006, com o enredo "Amazonas, o Eldorado é Aqui" a Grande Rio conquistou o Vice-Campeonato, perdendo o título no desempate. A escola apresentou carros e fantasias com bastante luxo, vários tripés, mas teve problemas durante o desfile e estourou o tempo em 1 minuto.
  
Grande Rio 2006 ( LiesaNet)
"Sou Grande Rio... Amor! Amazonense
A minha floresta... tem o poder de curar
Amazonas...
Teu nome do mapa... ninguém vai tirar..."



Em 2007, a Grande Rio levou para a Sapucaí o enredo " Caxias - O Caminho do Progresso, O Retrato do Brasil" em homenagem ao munícipio de Duque de Caxias ( sede da Grande Rio), sua cultura e seus personagens. A escola fez um belo desfile e conquistou mais uma vez o 2º Lugar.

Grande Rio 2007 (LiesaNet)
"Bom de bola bom de samba paixão
Com Perácio aprendi a sambar de pé no chão
Como Zeca Pagodinho deixa a vida me levar
Eu me chamo Grande Rio e qualquer dia chego lá
..."

Em 2008, conquistou o 3º Lugar com o enredo " Do Verde de Coarí, Vem Meu Gás, Sapucaí!"

Grande Rio 2008 (Arquivo Acadêmicos do Grande Rio)
"Grande Rio vem cantar
Minha Escola é o gás da Sapucaí
Se a lição é preservar
Meu grito é verde, Amazonas, Coarí
..."
Em 2009, no ano da França no Brasil, a Grande Rio levou para a Sapucaí o enredo "Voila, Caxias! Pra sempre Liberté, egalité, fraternité, merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê!" conquistando o 5º Lugar.
Grande Rio 2009 (Foto: FABIO MOTTA/AE)
"Minha alma é tricolor!!
O meu orgulho é minha bandeira. oui. voilá!!
A Grande Rio balança
Le mon amour é a frança
Vem brindar!..."



Em 2010, a Grande Rio apresentou o enredo "Das Arquibancadas ao Camarote Nº 1, Um Grande Rio de Emoção na Apoteose do seu Coração" relembrando o carnavais inesquecíveis da Sapucaí. A escola conquistou o 2º Lugar com uma apresentação maravilhosa.
Grande Rio 2010
"...Meu coração vai a mil
Quando a sirene tocar
A passarela tremer o homem pode voar
De ratos e urubus veio a transformação
Quero mais que nota 30 pro talento do João..."

Em 2011 a Grande Rio "apresentou" o enredo "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)". No dia 07 de Fevereiro de 2011, um mês antes do carnaval, um grande incêndio destruiu 3 barracões na cidade do samba, inclusive o da Grande Rio que perdeu todo seu carnaval que estava em processo de finalização. Mas com a garra da comunidade, a escola foi para a avenida  e mostrou sua força de superação com um carnaval feito ( de forma bem mais simples) em pouco mais de 20 dias. Foi um grande momento do carnaval carioca e com certeza de muita emoção para todos que acompanharam o desafio da Grande Rio. A escola ainda enfrentou uma forte chuva durante o seu desfile, mas isso não foi capaz de tirar a garra dos componentes.


Grande Rio 2011 (Foto: Wilton Júnior/AE)
"...Caldeirão vai ferver
A Grande Rio chegou
Vem trazer pra você
Uma porção de amor
É a receita que a bruxinha ensinou..."

Em 2012... "Eu Acredito em Você! e Você?"



O Post de hoje também vai em homenagem a todos aqueles trabalham o ano inteiro para colocar nossa escola na avenida; direção, carnavalesco e equipe de criação, barracão, diretores de harmonia, intérpretes, baianas, compositores, casais de Mestre-sala e Porta-bandeira e demais seguimentos. Nossos torcedores e comunidade de Duque de Caxias que defedem com tanto amor as cores da nossa Grande Rio.Também aqueles que já passaram pela escola nos mais diversos segmentos e contribuiram para construção de sua história de sucesso, sitam-se homenageados no dia de hoje.

Um comentário:

  1. Grande e belíssimo trabalho, Rodolpho; este seu blog serve como um verdadeiro legado cultural da Grande Rio.

    É uma pena que este tipo de iniciativa não venha das próprias escolas - há tempos não visito os sites oficiais, mas, se não engano, só os de Salgueiro e Império Serrano tinham histórico decente. Aliás, como é o da Grande Rio? Este seu blog é divulgado pela escola? Se não, poderia pensar nisso, tentar contatos etc. Conhecimento e disposição certamente não faltam!

    ResponderExcluir